Lipídios

Os lípidios apresentam diversas funções orgânicas, como: reserva de energética, isolante térmico e colabora na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios). A principal característica dessas substâncias é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes apolares (orgânicos), apresenta aversão a molécula de água. 
Os lipídios podem ser classificados de duas formas, como óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), podendo ser encontrados em alimentos tanto de origem vegetal quanto de origem animal. Por exemplo em carnes, gema de ovo, soja, leite e seus derivados e frutas (abacate e coco).  
Embora todos os seres vivos sejam capazes de sintetizar lipídios existem algumas classes que só podem ser sintetizadas por vegetais, como por exemplo as vitaminas lipossolúveis e os ácidos graxos essenciais.
Através da união de um glicerol (álcool) e três cadeias carbônicas longas de ácido graxo que ocorre a formação molecular mais comum dos lipídios. Dentre eles, os que recebem destaque são:
• Cerídeos: lipídios simples encontrados na cera produzida pelas abelhas na construção da colmeia, nas superfícies das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Tem função de impermeabilização e proteção.

• Fosfolipídios: moléculas com uma região polar (cabeça hidrofílica) que possui afinidade com água, e outra região apolar (calda hidrofóbica) que repele a água.

• Glicerídeos: pode ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.


• Esteroides: possuem longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).


Deixe um comentário